Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Ministra diz que saída dos enfermeiros do CODU é «racionalização»

Go down

Ministra diz que saída dos enfermeiros do CODU é «racionalização» Empty Ministra diz que saída dos enfermeiros do CODU é «racionalização»

Post by ritandrade Wed Jun 30, 2010 2:31 pm

A ministra da Saúde justificou a saída dos enfermeiros dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM como uma questão de «racionalização» por aqueles profissionais passarem a estar junto das populações.

«Podemos chamar racionalização. Nós devemos ter e gerir bem e dar recursos humanos conforme as necessidades e é isso que estamos a fazer, a colocar os enfermeiros na prestação de cuidados directos aos doentes, nas ambulâncias», afirmou.

Ana Jorge disse que a «não permanência de enfermeiros no CODU não significa que os enfermeiros desapareçam das equipas do INEM». Ou seja, vão passar a fazer aquilo que é «de mais nobre, a prestação directa de cuidados de socorro a quem precisa deles», afirmou.

Os pedidos de socorro efectuados através do 112, que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica, são transferidos para um dos quatro CODU (Lisboa, Porto, Coimbra e Faro), estruturas integradas na orgânica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Enfermeiros deixam de prestar serviço no CODU a partir de Julho

Após saber da decisão pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, a Ordem dos Enfermeiros manifestou o seu «desacordo total» com esta «decisão unilateral».

Na sua página, lê-se que a «presença de médicos e de enfermeiros nos CODU oferece uma combinação de competências que acrescenta valor ao juízo clínico».

«A Ordem irá dar orientações no sentido de os enfermeiros que estão no terreno, em especial nas ambulâncias Suporte Imediato de Vida (SIV), não receberem orientações provenientes de técnicos de comunicação, os quais não possuem competências clínicas», avisa-se.

Em resposta, Ana Jorge garantiu que quem «dá orientações clínicas, do ponto de vista técnico dentro do CODU, são os médicos». «Não pode acontecer que seja um técnico a dar orientações, a não ser com orientação clínica que esteja a ser feita dentro do CODU», afirmou.

A nova organização será, segundo a ministra, mais rentável para os «cidadãos, ao manter os enfermeiros em trabalho directo».

TVI24
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum