Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Pior crescimento e mais desemprego que a zona euro.

 :: Notícias

Go down

Pior crescimento e mais desemprego que a zona euro. Empty Pior crescimento e mais desemprego que a zona euro.

Post by ritandrade Wed May 26, 2010 8:33 pm

Pior crescimento e mais desemprego que a zona euro. Ng1298359


A OCDE prevê que Portugal cresça 1 por cento este ano e 0,8 por cento em 2011, registando um desemprego de 10,6 por cento em 2010 e 10,4 no próximo ano, o que compara negativamente com a média da zona euro.


Os valores hoje divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ficam abaixo das previsões para a zona euro, que deverá crescer 1,2 e 1,8 por cento em 2010 e 2011.
O desemprego, por seu lado, deve chegar aos 10,6 por cento este ano, reduzindo-se para 10,4 por cento em 2011, um valor acima da média da zona euro, para a qual a OCDE prevê uma taxa de 10,1 por cento neste e no próximo ano.
No 'outlook' hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico diz que Portugal deve crescer já este ano, mas esta retoma, depois da contracção de 2,7 por cento no ano passado, deverá ser "lenta", evidenciando a "necessidade da consolidação orçamental". Por isso, continua o relatório hoje divulgado em Paris, "o desemprego deve subir ainda mais em 2010, e a inflação continuará baixa".
A OCDE prevê que a inflação, este ano, fique nos 0,9 por cento este ano, avançando para 1,1 por cento no ano seguinte.
Na parte do documento em que Portugal é analisado, a OCDE diz que "o Governo tomou recentemente algumas medidas para acelerar a consolidação orçamental em 2010", sublinhando que essas iniciativas são "bem-vindas", e acrescenta que isso é "essencial para garantir a confiança dos investidores na sustentabilidade orçamental e garantir o acesso a financiamento externo".
A OCDE recomenda a criação de uma plataforma orçamental plurianual, que permita conhecer os gastos previstos para mais do que um ano. "Avançar para um orçamento plurianual alicerçado em regras para a despesa iria aumentar a credibilidade do ajustamento orçamental", concluem os peritos desta organização internacional com sede em Paris.

Fonte: Diário De Notícias
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 :: Notícias

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum