Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Eles mentem .. e elas também !

Go down

Eles mentem .. e elas também ! Empty Eles mentem .. e elas também !

Post by ritandrade Tue Jul 06, 2010 11:34 am

Eles mentem .. e elas também ! 480397


Tanto os homens como as mulheres mentem, aldrabam e iludem. Só que não é acerca das mesmas coisas.

Da mesma forma, a maioria dos homens pode relatar a história de uma mulher que, na realidade, era dez anos mais velha do que as fotografias que exibia no perfil.

E ainda que o inverso possa suceder, a verdade é que é muito menos provável. É por isso que a maioria dos estudos conclui que ambos os sexos mentem com a mesma regularidade, mas, de um modo geral, as razões, o modo e sobre aquilo que mentem são muito diferentes.

"Uma cliente tem 47 anos, aparenta ter 40, e o seu perfil indica 35," refere o Dr. Jonathan Alpert, um psicoterapeuta e consultor do jornal Metro, que refere que um terço dos seus clientes utiliza sítios de encontros online. "Os homens têm tendência para mentir acerca da sua altura ou dos seus rendimentos. Antigamente, os homens poderiam dizer que trabalhavam num banco de investimento quando isso não era verdade. Hoje em dia, não sei se isso ajuda muito." Contudo, tanto os homens como as mulheres tiram sempre uns quilinhos ao seu peso real.

1ª Parte: Porque é que mentimos
"Os homens tendem a mentir para adquirir um estatuto profissional," afirma Dennis Reina, autora do livro Trust & Betrayal in the Workplace. "Já as mulheres tendem a mentir para adquirir um estatuto social."

Assim, enquanto um homem está ocupado a subvalorizar os custos operacionais ou a inflacionar as vendas, Reina refere que é mais provável que as mulheres estejam a espalhar um rumor no escritório que pode não ser verdade, ou a inventar desculpas para não irem a um jantar de um colega de trabalho.

Apesar das mentirinhas dos executivos poderem parecer, à primeira vista, muito mais prejudiciais, Reina, que trabalha como consultor em questões relacionadas com a confiança para empresas como a American Express, a Boeing e a Ben & Jerry's, afirma que o "corte e costura" cheio de insinuações não pode ser descurado: "As bisbilhotices no escritório são as principais responsáveis pela falta de comunicação, confiança e trabalho em equipa."

Segundo Reina, as mulheres também têm propensão para recorrerem à velha desculpa do "Estou doente" para prolongarem um prazo ou escaparem a uma reunião bem cedo pela manhã, com mais frequência do que os homens, que, por sua vez, são capazes de engendrar um cenário muito mais masculino que não lhes revele nenhuma fraqueza: "Uma mulher poderá dizer que está com dores de cabeça, enquanto um homem dirá que tem de marcar presença no tribunal porque alguém lhe bateu no carro."

2ª Parte: Como é que mentimos
"Os homens são mais descarados neste ponto," refere o Dr. Craig Fabrikant, psicólogo no Centro Médico da Universidade de Hackensack em Nova Jérsia. "Se perguntar a um homem se ele ontem à noite esteve nas corridas de cavalos, ele responderá que obviamente que não e que nem esteve lá perto."

As mulheres tendem a contornar a mentira ou a dizer uma verdade parcial. Podem admitir que foram ao centro comercial, mas ser mais recatadas acerca de com quem estiveram." Fabrikant afirma que os homens têm mais probabilidades de mentirem por omissão: "Se uma pessoa não sabe que aconteceu, é porque não aconteceu," diz, explicando a maneira de pensar dos homens.

De acordo com os especialistas, actualmente os homens e as mulheres tendem a mentir com a mesma frequência acerca dos casos amorosos. (Antigamente, eram os homens que tinham mais casos e mentiam mais acerca dos mesmos.) Em termos de uma má gestão das finanças, ambos os sexos mentem, mas as mentiras dos homens tendem a esconder maus investimentos ou decisões financeiras, enquanto as mulheres, mesmo se ganhem tanto ou mais do que os homens, vão apresentar uma imagem distorcida dos seus hábitos de compras.

"Os homens consideram desnecessário comprar cinco pares de calças, como as mulheres estão cientes disso, não o contam aos companheiros," refere Alpert. "Um homem raramente mente acerca das compras, especialmente quando se trata de sapatos."

Mentir com frequência implica sinais comportamentais que são comuns a ambos os sexos (ansiedade, tocar na cara, pestanejar mais vezes), porém existem algumas diferenças. Fabrikant refere que os homens tendem a olhar nos olhos da pessoa e mentir-lhe descaradamente. Já as mulheres têm um olhar distante ou olham para o chão. Os homens tendem a mastigar as palavras, enquanto as mulheres tendem a falar mais depressa.

3ª Parte: Acerca do que mentimos
Há três décadas que Bella DePaulo, professora de psicologia na UC Santa Barbara, estuda as mentiras. Na sua opinião, as mentiras tendem a enquadrar-se em duas categorias: mentiras "de interesse pessoal" que dão uma melhor imagem do mentiroso ou servem para evitar que fique embaraçado; e "mentiras altruístas", que são mentiras usadas para poupar os sentimentos de alguém.

Os homens e as mulheres recorrem à mesma quantidade de mentiras de interesse pessoal e mentiras altruístas, excepto numa sub-categoria: quando as mulheres falam com outras mulheres. Aí, a quantidade de mentiras altruístas duplica. "Por vezes, o facto de se dizer a verdade choca com algo a que damos mais valor nesse preciso momento, como a amizade ou lealdade," refere.

Segundo uma secretária de administração de 30 anos, a verdade é sempre secundária quando está em causa o seu sobrinho. O menino de 7 anos, na sua opinião "é mimado, desinteressado, não manifesta criatividade e é um parvinho." Mas quando ela fala acerca do seu sobrinho com a irmã (a mãe do menino), ele torna-se "realmente fantástico" e "giro" e "esperto".

Quando o menino escreveu uma "carta" à tia, que consistia apenas num gatafunho do seu nome, esta disse à irmã que o menino tinha uma capacidade de escrita muito "avançada" para a sua idade.

"Bem, se tenho que mentir, tenho que mentir em grande," ela suspira. "O que é que diria? 'A sua forma de escrever é a de um miúdo de 3 anos com problemas?' " A própria DePaulo lamenta uma situação em que realizou uma pequena experiência e decidiu ser completamente honesta. Quando a mãe lhe ofereceu um dos seus anéis, DePaulo disse-lhe sinceramente que o anel não fazia bem o seu estilo. Ainda se sente mal por ter dito isso. "Porque é que fui tão arrogante e honesta, quando podia ter sido simpática para com um gesto tão bem intencionado da minha mãe?" pergunta-se.

4ª Parte: Quando mentimos
Também é mais provável que as mulheres exprimam uma apreciação exagerada. Os corredores dos escritórios estão repletos de mulheres a elogiarem-se mutuamente, quer seja acerca da sua roupa e penteado, ou acerca do seu trabalho; os homens têm tendência a ser mais directos e curtos com um simples "Bom trabalho!" Segundo Michal Ann Strahilevitz, professor de marketing na Universidade Golden Gate que estuda as diferenças de género, uma justificação parcial prende-se com o facto das mulheres não só terem propensão para falar mais, como também estão mais direccionadas para o social, e, por conseguinte, são mais sensíveis aos sentimentos de insegurança das outras pessoas.

Além disso, as mulheres têm queda para ser mais auto-irónicas e exprimir falsas avaliações negativas de si próprias no sentido de pescarem um elogio ou parecerem menos ameaçadoras. Mesmo que uma mulher pense que arrasou ao fazer uma apresentação, ela gosta de dizer que não correu muito bem.

Já um homem é mais provável que enalteça o seu feito - o que não é surpresa nenhuma. "Tanto os homens como as mulheres são mais críticos em relação a uma mulher que transmite uma imagem excessivamente confiante do que em relação a um homem," refere Strahilevitz. "Assim, uma mulher pode dizer que não correu muito bem, mesmo que secretamente pense que foi fantástica."

5ª Parte: Mentiras sexuais
Enquanto os homens dirão praticamente qualquer coisa para atrair a atenção de uma mulher, segundo Fabrikant, há muito que as mulheres estão melhor apetrechadas quando se fala da ilusão física. Uma morena vira loura; uma mulher sem peito ganha algum volume com um sutiã wonderbra; uma testa cheia de rugas fica como nova com Botox.

Contudo, Mark Frank, professor de comunicação na Universidade de Buffalo, refere que estas "artimanhas femininas", não são mentiras deliberadas e enganadoras, sendo antes pequenas ilusões necessárias à procriação e sobrevivência social. "Um tigre tem riscas que lhe permitem misturar-se com a vegetação. Não acorda um dia e pensa se deverá usar umas pintas. Não tem uma palavra a dizer neste processo. Em alguns ambientes, a mentira é essencial do ponto de vista social," explica. Por isso, meninas, não deixem de usar os sutiãs wonderbra.

sapo.pt / submundos
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum