Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Cancro da Mama

2 posters

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

Go down

Cancro da Mama Empty Cancro da Mama

Post by ritandrade Mon Aug 02, 2010 7:15 pm

Causas e Prevenção

O aumento da idade é um factor de risco. Poucos casos de cancro da ma­ma se verificam antes dos 30 anos, ocorrendo a maioria depois dos 50. Antecedentes familiares deste tipo de cancro constituem um factor de risco, embora apenas cerca de 25% das mulheres que o contraem tenham antecedentes familiares da doença. Uma mulher que nunca foi mãe corre risco maior, bem como a que tenha tido o seu primeiro filho depois dos 30 anos. É igualmente significativo o intervalo entre o início da menstruação e a primeira gravidez completa. Uma mulher cuja primeira menstruação tenha surgido muito cedo e cuja primeira gravidez completa se tenha verificado, por exemplo, após os 20 pode incorrer num risco superior. Além disso, considera-se ainda que correm risco agravado as mulheres que foram submetidas a radioterapia ainda jovens, bem como as que tiveram uma menopausa tardia.

Há estudos que provam que os contraceptivos orais aumentam ligeiramente o risco de cancro da mama, enquanto outros têm demonstrado que não existe qualquer ligação entre ambos. A maternidade no início da idade adulta parece constituir um factor de protecção. As mulheres cuja primeira gravidez ocorre mais tarde ou que não chegam a ter filhos parece correrem um risco ligeiramente superior.


Tipos e desenvolvimento

O cancro da mama pode afectar um ou ambos os seios. A maioria dos cancros da mama são do tipo designado por adenocarcinoma, que se desenvolve no tecido glandular. Cerca de 90% aparecem nos canais do leite ou galactóforos e os restantes 10% nos lóbulos da mama. Há várias subvariações destes tipos, e diferem entre si na resposta ao tratamento. A maioria dos casos inicia-se por um pequeno caroço. O cancro alastra aos gânglios linfáticos da axila, antes de prosseguir para o resto do corpo.


Os sete sinais principais de aviso do cancro
Uma vez que ninguém melhor que nós próprios conhece o nosso corpo, somos nós que nos encontramos na melhor posição de detectar quaisquer alterações anormais. É este o motivo por que o auto-exame constitui um meio impor­tante de detecção do cancro. Muitos cancros da mama são descobertos pelos próprios doentes, e não pelos médicos.

1.Inflamação que não passa
2.Tosse ou rouquidão persistente
3.Má digestão ou dificuldade ou dores ao engolir
4.Espessamento ou protuberância no seio ou noutra localização
5.Alteração visível em sinal ou verruga
6.Alteração nos hábitos intestinais ou urinários
7.Hemorragia ou descarga não usual
Quando um cancro se desenvolve, começa no organismo uma mudança contínua. To­dos nós deveríamos ter consciência das manifestações de tal mudança. Esta secção alerta-nos para os sintomas de aviso e indi­ca e descreve os métodos a que se pode re­correr para um auto-exame, de modo a au­mentar as hipóteses de uma detecção do cancro precoce.


Diagnóstico

Todos os caroços que surjam na mama deverão ser suspeitos de ter origem cancerosa, embora a maioria não o seja; na realidade, cerca de quatro em cada cinco são benignos. A Sociedade Americana do Cancro aconselha que as mulheres com mais de 20 anos deverão realizar mensalmente o auto-exame das mamas. O diagnóstico definitivo só pode estabelecer-se por meio de uma biopsia. As hipóteses de detectar o cancro da mama numa fase ainda precoce e portanto curável aumentaram muito após a introdução da mamografia (exame sob uma dose baixa de raios X), capaz de localizar cancros demasiado pequenos para serem sentidos mesmo pelo mais experiente examinador. Recomenda-se que as mulheres façam uma mamografia de dois em dois anos entre os 40 e os 50 anos e anualmente depois dos 50.


Tratamento do cancro


Excisão de um tumor
Nesta operação, somente se remove o tumor e uma pequena porção de tecido circundante, bem como alguns gânglios linfáticos na axila do lado afectado. Segue-se à excisão a radioterapia e, muitas vezes, a quimioterapia.
1. Faz-se uma pequena incisão sobre o tumor.
2. Remove-se o tumor e uma pequena porção de tecido adjacente e sutura-se a incisão.
3. A cicatriz mal se nota e fica uma pequena depressão no seio.

Mastectomia parcial
Neste caso, remove-se uma parte do tecido do seio que contém o tumor. Tal como no caso anterior, extraem-se alguns gânglios linfáticos da axila, ao que se seguirão, provavelmente, algumas sessões da radioterapia.
1. Fazem-se as incisões necessárias à remoção do tecido do seio e, bem assim, dos gânglios linfáticos da axila.
2. Remove-se o tumor e uma porção de pele e tecido adjacente. Sutura-se a incisão.
3. A cicatriz resultante é bem visível, o seio fica por norma mais pequeno do que anteriormente e com uma depressão.

Mastectomia subcutânea
Nesta operação, remove-se todo o tecido interno do seio, mas deixa-se o mamilo e tanta pele quanto possível. Insere-se então um implante de silicone. Examinam-se minuciosamente os gânglios linfáticos das axilas, podendo extrair-se alguns deles para biopsia. Em alternativa, remove-se também pele e mamilo - o que se designa por mas tecto mia simples. O seio será reconstruído mais tarde.
1. Faz-se a incisão amiúde sob o seio.
2. Remove-se o tumor e todo ou quase todo o tecido do seio.
3. Insere-se no interior do seio um implante de silicone, tendo em vista restaurar a aparência. 4. Sutura-se a incisão. A cicatriz resultante situa-se comummente sob o seio.

Mastectomia radical modificada
Remove-se todo o seio e todos os gânglios linfáticos da axila num único bloco de tecido, se possível, deixando-se ficar os músculos do peito no seu lugar. O seio pode reconstruir-se mais tarde. Raras vezes se removem os músculos do peito.

1. Faz-se uma grande incisão elíptica, que acompanha todo o seio e se estende até à axila. Corta-se todo o tecido do seio até aos músculos do peito, em conjunto com os gânglios linfáticos axilares. Sutura-se então a incisão.
2. Fica uma grande cicatriz através do peito.
3. Pode fazer-se a reconstrução mais tarde, recorrendo a uma porção de pele e gordura subjacente de uma localização próxima do peito, e procedendo à encorporação de um implante de silicone, com reconstrução do mamilo.

dogma
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Cancro da Mama Empty Re: Cancro da Mama

Post by Λιλιανα Mon Aug 02, 2010 7:29 pm

é o meu medo.

Λιλιανα

Messages : 5754
Points : 1937
Reputação : 48
Localização : Biana do Castelo

Back to top Go down

Cancro da Mama Empty Re: Cancro da Mama

Post by ritandrade Mon Aug 02, 2010 8:00 pm

No fim de tomar banho, vejo sempre se tenho algum caroço ou papo ou o caraças.
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Cancro da Mama Empty Re: Cancro da Mama

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum