Cego dirige filme que pretende ser um marco na história do cinema
2 posters
:: Notícias :: Artes & Cultura
Page 1 of 1
Cego dirige filme que pretende ser um marco na história do cinema
João Júlio Antunes realiza filme.
Pela primeira vez na história do cinema brasileiro, uma curta metragem está a ser dirigida em Brasília por um realizador cego, num exemplo de como o preconceito pode e deve ser superado.
João Júlio Antunes, 44 anos, perdeu a visão aos 30, devido a uma rara doença genética, chamada retinose pigmentar, que causa a destruição das células da retina.
Mas nem a cegueira, nem a morte prematura dos pais ou a deficiência renal, que o colocou na fila de espera por um transplante, o impediram de realizar o sonho de tornar-se um cineasta.
Vencendo todos os preconceitos, conseguiu o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e de empresas como a Petrobras para rodar o filme “Uma vela para Deus e outra para Beto”, que deve ser finalizado ainda este mês.
“Eu cheguei a ouvir pessoas a dizer: ‘Coitado! Um cara cego e quer dirigir... Alguém tem que dizer para ele que isso não pode, que cinema é uma arte visual’. E eu estou aqui mostrando que não é assim”, afirmou o realizador à agência Lusa.
João Júlio Antunes considera a sua vida uma história de superação e aconselha a todos que lutem pelos seus sonhos.
“Tudo o que você quer, que você sonha, que você deseja, que você vai atrás, você consegue”, garantiu.
A memória visual forte que ainda tem dos tempos passados, a audição aguçada e a bengala são fundamentais para executar o seu trabalho de realização.
A equipa de filmagem e o elenco consideram um privilégio trabalhar com João Júlio Antunes, que contagia todos com sua alegria, bom humor e cordialidade.
“Nem parece que ele tem deficiência nenhuma. Ele vive com uma alegria muito grande e, para mim, é um exemplo de vida, de pessoa. Eu estou muito feliz de estar participando neste projeto”, declarou à Lusa o ator César Peres Neto.
“A falta de visão dele não transparece como uma limitação. O lado mais incrível de tudo isso não é a história do Beto, que é o personagem, mas a história do João, que é uma figura sensacional”, disse à Lusa, por seu turno, João Campos, que interpreta o protagonista do filme.
“Uma vela para Deus e outra para Beto” conta como um jovem herdeiro de um banco, que tem como conselheiros um monge budista e um padre, resolve mudar radicalmente de vida.
Por trás das câmaras, a outra história que revela a força e a determinação de um homem cego, negro e pobre e deita por terra os preconceitos.
“Eu quero crer que este filme seja um divisor de águas”, disse Antunes à Lusa, lembrando que a curta metragem utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas para surdos e áudio-descrição, recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual.
“É um filme a que qualquer um pode assistir, um filme para todos”, destacou o realizador.
As gravações da curta metragem começaram em julho e o filme deverá participar no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre em novembro.
Fonte: i online
Λιλιανα- Messages : 5754
Reputação : 48
ritandrade- Messages : 17695
Reputação : 220
Similar topics
» O amor é cego ..
» [Filme] CONTRALUZ
» Sexo no cinema
» Os 100 melhores insultos do mundo do Cinema
» Zon Lusomundo lança bilheteira de cinema no Facebook
» [Filme] CONTRALUZ