Silêncio e emoção na homenagem a Josefa
:: Notícias :: País e o mundo
Page 1 of 1
Silêncio e emoção na homenagem a Josefa
Foi com muita emoção que moradores de Monte Meda, na Lomba, Gondomar, e os Voluntários de Lourosa, Feira, prestaram homenagem à bombeira (Josefa Santos) que morreu no combate às chamas que fustigaram aquela zona na semana passada.
Cerca das 15 horas de ontem, a mesma hora em que a bombeira terá sido vítima das chamas, residentes e bombeiros deslocaram-se até ao local onde Josefa Santos, 21 anos, foi vitimada pelo fogo. Percorreram uma centena de metros em silêncio, por entre um caminho ainda coberto de cinzas e um cenário de devastação total, consequência do incêndio que consumiu a mata até junto das habitações. No local onde Josefa morreu ficou um ramo de flores.
"Morreste a defender uma terra onde nunca tinhas pisado, pessoas que não conhecias, propriedades e bens que nunca usufruístes. Com a sabedoria dos eleitos perseguiste com coragem a missão que te estava confiada e da qual tantas vezes recolheste apenas e só, gratidão íntima", leu um dos moradores, promotores da homenagem. Ao JN, pediu anonimato. Mas manifestou a indignação perante o sucedido.
"Este incêndio era um cenário previsível. Já em 2006 alertei as autoridades [SEPNA, Protecção Civil e Câmara de Gondomar] para a necessidade de se levar a efeito uma faixa de protecção, precisamente no local onde morreu a bombeira. Mas nada fizeram", lamentou.
Entre a população revivia-se o dia trágico. "Ainda me lembro quando os bombeiros entraram pelo meu pátio aos gritos. Foi terrível", lembrou uma moradora. Também os bombeiros não esquecerão facilmente a tragédia.
O sofrimento é contido. Muitos estão a ter dificuldades em ultrapassar o drama. "A minha filha nunca mais dormiu desde a morte da colega. Diz que está a sempre a lembrar-se dos gritos da Josefa e da aflição por que passaram", contaram, ao JN, os pais de uma bombeira que esteve no mesmo incêndio.
"Os bombeiros estão a responder às solicitações e a tentar ultrapassar este momento", garantiu o segundo comandante da corporação, José Carlos.
jn
ritandrade- Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p
:: Notícias :: País e o mundo
Page 1 of 1
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum