Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Tartarugas mortas não param de dar à costa no Algarve

Go down

Tartarugas mortas não param de dar à costa no Algarve Empty Tartarugas mortas não param de dar à costa no Algarve

Post by ritandrade Wed Aug 18, 2010 8:30 pm

Tartarugas mortas não param de dar à costa no Algarve 202
Cientistas sem explicação para o fenómeno

Dezenas de tartarugas mortas continuam a dar à costa nas praias algarvias. Um fenómeno para o qual os cientistas ainda não têm uma explicação.

Alguns animais vão ser enviados para análise para tentar identificar a causa do fenómeno, mas o elevado estado de decomposição em que as tartarugas são encontradas está a dificultar a realização de necrópsias às tartarugas, disse Élio Vicente, director de Ciência e Educação do Zoomarine.

Desde o início de Agosto, que já foram comunicados às autoridades 25 casos de cadáveres de tartarugas que arrojaram nas praias algarvias, sobretudo no Sotavento, metade do número total dos casos identificados este ano. O fenómeno parece estar por enquanto circunscrito ao Algarve, sobretudo à faixa costeira entre Vila Real de Santo António e Vilamoura, com a zona de Monte Gordo a bater o recorde de casos registados.

Pelo menos um animal está a ser guardado pelo Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano para ser enviado para análise, disse Élio Vicente, avisando que pode nunca chegar a descobrir-se a origem das mortes. «Há um potencial risco de epidemia [entre os animais] mas muitas necrópsias acabam por revelar-se inconclusivas», afirmou, sublinhando que o Zoomarine está a trabalhar em conjunto com a Direcção-geral de Veterinária para agilizar a recolha e transporte dos cadáveres.

Técnicos do Zoomarine estão também a dirigir-se às praias onde as tartarugas estão a aparecer para recolher amostras dos animais, tarefa que está a ser dificultada pelos elevados estados de putrefacção dos cadáveres acelerados pela temperatura da água e do ar.

Élio Vicente reitera o apelo dirigido aos banhistas para que não mexam nos cadáveres destes répteis, que podem transportar consigo vírus, parasitas ou bactérias.

IOL
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum