Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Diva - José de Alencar

Go down

Diva - José de Alencar Empty Diva - José de Alencar

Post by ritandrade Wed Aug 18, 2010 9:35 pm

Diva - José de Alencar 226667_649

1. Identificação do Livro

1.1. Título
Diva

1.2. Autor (a)
José de Alencar

1.3. Editora
Ática

1.4. Data da Edição
1995

2. Contextualização do autor

Diva - José de Alencar Jose-de-alencar

2.1. Alguns dados biográficos

José Martiniano de Alencar nasceu em Messe Jana, na época um município vizinho a Fortaleza e faleceu no Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877. Foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854, estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarini em 1857 que alcançará notoriedade.
Na obra de Alencar há quatro tipos de romances: Romances Regionalistas, Romances Históricos, Romances Indianistas e Romances Urbanos. A crítica atual não tem nenhuma dúvida a respeito da importância fundamental dos romances de Alencar - principalmente os indianistas - para compreendermos o nacionalismo em nossa literatura.
É considerado o maior romancista do Romantismo brasileiro.

2.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

; Cinco minutos, 1856
; A viuvinha, 1857
; O guarani, 1857
; Lucíola, 1862

3. Conteúdo do Livro

3.1. Género Literário

Romance

3.2. Assunto (breve síntese)

Essa obra é contada por Amaral, o protagonista da mesma. A obra é na verdade uma carta que foi escrita a um grande amigo de Amaral, onde ele conta sobre sua vida, seu amor. A história começa com Amaral falando sobre Emilia, o grande amor de sua vida.
A primeira vez que ele a viu, Emilia tinha apenas 13 anos e era uma menina muito feia. Certa vez ela ficou doente, Amaral como era um medico recém formado e também amigo da família foi chamado para cuidar da menina. Emilia não gostava de Amaral, muito menos que ele tocasse nela, nem ao menos para examinar, pois assim tinha sido criada. Após muito esforço, muita dedicação, Amaral enfim conseguiu curar a terrível doença, Emilia estava a salvo. A família queria dar uma grande recompensa para Amaral, mas ele não aceitou, dizendo que só fez o seu trabalho, portanto receberia apenas o que é de direito dele. Após muita insistência de Duarte, pai de Emilia, Amaral disse que quando ele precisasse de algum dinheiro, a primeira pessoa por quem ele procuraria seria Duarte. Após isso, Amaral sai em uma viagem para a Europa, para poder estudar mais.
Logo que Amaral volta da Europa, a primeira pessoa que vai visitá-lo é Duarte, porém Emilia não vai. Amaral é convidado para ir a casa de Duarte, chegando lá ele avista uma linda moça, só após um bom tempo que ele percebe que essa moça é Emilia, que ela finalmente se tornou uma bela mulher.
D. Matilde, tia de Emilia, convida Amaral para ir a um baile em sua casa. No baile Amaral encontra Emilia e a chama para dançar, porem friamente Emilia recusa seu pedido. E assim continua por um bom tempo, sempre há bailes na casa de D. Matilde e Amaral sempre comparece nesses bailes, tenta se aproximar de Emilia, porém nunca tem sucesso, Emilia sempre faz pouco caso dele e acaba o magoando.
Certa vez Geraldo, irmão de Emilia, pede um favor a Amaral. Emilia sempre ajudava algumas senhoras que ela conhecia, e uma dessas senhoras disse que havia uma menina que tinha perdido seus pais e agora não tinha família nenhuma, com dó da menina Emilia pediu para Geraldo fazer alguma coisa por ela. Geraldo teve a idéia de dar um dote para a menina quando ela se casasse, porém ele não tinha tempo para ficar se preocupando com isso, portanto pediu ajuda a seu amigo Amaral, o qual aceitou fazer o favor.
No dia seguinte Amaral vai até a casa de Duarte pedir o dinheiro que ele havia recusado há muito tempo atrás. A família toda fica contente por Amaral aceitar o dinheiro, mas segundo a família, o dinheiro que Amaral pediu era muito pouco, Emilia que também estava nessa negociação, pegou o papel com a conta de Amaral e disse que a divida era dela, portanto ela que pagaria.
Após esse acontecimento, Emilia começou a se aproximar de Amaral, falou de seus segredos, disse que era uma moça muito confusa, não conhecia, não sabia o que era o amor, mas que seu maior sonho era encontrar o amor de sua vida. Emilia também pediu que Amaral se tornasse amigo dela.
Amaral ficou chocado com essas revelações, mas gostou de saber disso. Emilia e ele se tornaram grandes amigos, ela contava de tudo para ele. Porém sua amizade era um pouco estranha e misteriosa para Amaral, pois no mesmo momento em que Emilia queria sua presença ao seu lado, ela também falava friamente com ele, como se não o quisesse por perto.
Certa vez, em um encontro Amaral perguntou se Emilia o amava, ela disse que não, mas que tinha esperanças de amá-lo um dia, isso animou muito Amaral. Mas com toda a confusão de sua amizade, eles acabaram se afastando por causa de umas brigas, Amaral disse que já não amava mais Emilia, que ele só tinha interesse pelo seu dinheiro, Emilia não acreditou em uma única palavra que ele disse, pois ela sabia que ele não era assim, então Amaral confessou novamente que a amava, porém o amor de agora já não era mais como de antigamente, agora ele não a admirava, apenas queria tê-la por orgulho. Emilia ficou furiosa com Amaral e acabou dando um tapa em seu rosto, Amaral por instinto a segurou pelos braços e fez com que ela se ajoelhasse diante dele, quando ele percebeu o que estava fazendo ficou aterrorizado, Emilia então levantou sua cabeça e disse algo inesperado, ela confessou todo seu amor por Amaral, ele ficou confuso, não sabia o que fazer, então saiu correndo, fugiu.
No dia seguinte Amaral recebeu uma carta de Emilia, onde ela declarava todo seu amor por ele, dizia que o amava muito e que queria ser a mulher dele, ela o esperaria para sempre, pois só queria ficar ao lado dele, no fim da carta Emilia diz que está esperando por ele. Amaral tenta resistir, tenta não ir atrás de Emilia, mas não consegue. Andando por uma rua ele se encontra com Emilia e antes mesmo dele se aproximar, Emilia chega perto dele e diz que o ama, e repete essa frase muitas vezes. Amaral pergunta a ela no que levará esse amor todo, ela responde dizendo que não sabe, que só sabe que quer ficar ao lado dele, nada mais importa.
Por fim, Amaral termina a sua carta dizendo que ainda amava Emilia, que ela era a sua mulher.
E assim termina essa obra, onde podemos concluir que Amaral e Emilia ficaram juntos.

vertentes.realbb.net
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum