Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros

Go down

Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros Empty Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros

Post by joaninha Sat Sep 04, 2010 10:35 pm

Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros Ng1338055

Escavações avançaram só 45 metros desde segunda-feira. Grupo está a 700 metros.

Em condições perfeitas, a Strata 950 tem capacidade para perfurar 20 metros de solo por dia. Mas as falhas geológicas detectadas na Mina de São José, no Chile, obrigaram ontem a interromper os trabalhos durante dez horas, para permitir o reforço do túnel vertical. Desde que começou a escavação, na segunda-feira, os peritos avançaram só 45 metros. Os 33 mineiros estão presos há quase um mês a 700 metros de profundidade.

O engenheiro que está a coordenar os trabalhos, Andrés Sougarret, lembrou que estas interrupções periódicas eram "previsíveis", especialmente até atingir os primeiros cem metros de profundidade. O objectivo é cimentar as paredes do túnel - de momento com 33 centímetros de diâmetro - de forma a "evitar que a água se infiltre pelas fissuras".

As autoridades chilenas aprovaram entretanto a utilização de uma terceira escavadora, pertencente à Empresa Nacional de Petróleo. Além da Strata 950 chegou ontem ao local uma Schramm T-130 , que nos próximos dias deverá começar a alargar uma das sondas que permite o contacto com os mineiros (o plano B). A terceira escavadora não supõe uma redução do prazo para o resgate - previsto para Dezembro. Amanhã, cumpre-se um mês desde o acidente que encurralou os 33 mineiros (32 chilenos e um boliviano).

"Este é o mês do bicentenário, o mês em que celebramos as festas da independência, mas o país está triste, o destino atingiu-nos forte", disse a irmã de um dos trabalhadores. O país assinala a 18 de Setembro os 200 anos da independência de Espanha. "Primeiro foi o terramoto, o tsunami [em Fevereiro] depois as chuvas e a neve a sul, e agora os nossos amigos enterrados nesta mina. O Chile não está para festas", indicou um habitante local.

O cardeal chileno Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago, visitou a Mina de São José, celebrando uma missa a céu aberto com as famílias dos mineiros. Consigo levava uma prenda: 33 rosários benzidos pelo Papa Bento XVI, que foram descidos na sonda "paloma" e entregues aos trabalhadores. O arcebispo deu graças pelo "presente divino" que foi encontrar com vida os mineiros 17 dias após o acidente de 5 de Agosto.

O psicólogo Alberto Iturra Benavides, que está a acompanhar os trabalhos, disse ontem numa entrevista ao El País que o pior, mentalmente, ainda está para vir. "Neste momento vivemos uma espécie de lua-de-mel. Todos estão felizes. Em Outubro chegará a etapa mais difícil", afirmou.

diariodenoticias
joaninha
joaninha

Messages : 2856
Points : 2665
Reputação : 22
Localização : Lisboa

Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum