Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Clamídia

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

Go down

Clamídia Empty Clamídia

Post by ritandrade Sat Sep 11, 2010 5:35 pm

Clamídia Barriga%20clam%c3%addia%20450x338%20ok

É sexualmente transmissível e desenvolve-se em silêncio mas com consequências graves.

A clamídia passa pelo aparelho reprodutor feminino com pezinhos de lã mas pode causar infertilidade. Para preveni-la, basta um preservativo.

As doenças sexualmente transmissíveis não são propriamente uma consequência dos tempos modernos. Desde sempre constituíram um pesadelo de homens e mulheres e desde sempre se procuraram mezinhas para as curar.

Contudo, na actualidade e devido ao flagelo mundial que dá pelo nome de Sida, cada vez se fala mais nestas doenças que se propagam através dos contactos íntimos. Desse rol, a gonorreia e a sífilis são talvez as mais conhecidas, mas uma há, a clamídia, que permanece ainda na sombra, apesar das suas consequências dramáticas.

O nome vem-lhe da bactéria que dá origem à doença – a “chlamydia trachomatis”, responsável pela infecção de cerca de 90 milhões de pessoas em todo o mundo, todos os anos. Em Portugal também, embora não haja estudos que permitam diagnosticar a implantação da doença, que, aliás, não é de declaração obrigatória.

Ela é, no entanto, uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes, distinguindo-se pelo modo silencioso como “ataca” o organismo, sobretudo o feminino mas também o masculino. E essa discrição advém do facto de não existirem sintomas específicos da clamídia – em 75% das mulheres e 50% dos homens infectados ela manifesta-se mesmo de uma forma assintomática.

Na ausência de sinais que nos levem a suspeitar da presença da doença, é preciso estar alerta para algumas manifestações da infecção: dores abdominais persistentes (do tipo moinha, na parte inferior da barriga), corrimento vaginal anormal (com aspecto de pus, amarelo e espesso), pequenas e esporádicas perdas de sangue, ardor vaginal ou ao urinar.

Na mulher, é frequente a infecção do colo do útero, mas pode haver também envolvimento do útero e das trompas. Já no homem, a clamídia provoca habitualmente uma inflamação da uretra, o canal que faz a ligação entre a bexiga e a extremidade do pénis, para saída da urina.

A clamídia é uma infecção bacteriológica de evolução lenta, pelo que normalmente o tempo de incubação mínimo é de uma semana. Só então se começam a manifestar os primeiros sintomas, caso os haja.

saude.pt
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum