Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Toda a verdade sobre a creatina

2 posters

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

Go down

Toda a verdade sobre a creatina Empty Toda a verdade sobre a creatina

Post by joaninha Thu Sep 16, 2010 6:27 pm

A pergunta é simples: deve tomar creatina? A resposta, no entanto, não o é. Na última década, esta substância alcançou os seus 15 minutos de fama… pela negativa. Um estudo francês envolveu num assunto nefasto associando-a ao cancro. Hoje em dia, existe uma mão cheia de dados que indicam que a creatina é tão cancerígena quanto uma maçã. Contudo, a sua eficácia e efeitos secundários não estão completamente clarificados. Esta substância continua envolta em incertezas e contradições. É adorada por uns e evitada por outros. Para que possa formar a sua opinião pessoal, desvendamos de seguida os principais mitos e verdades sobre a creatina.

A sua eficácia desportiva não é absolutamente óbvia .
Verdadeiro
Vamos começar pela questão mais bicuda: funciona realmente a creatina? A verdade é esta: se começássemos a enumerar os benefícios desportivos desta substância, a certa altura teríamos de fazer uma pausa para recuperar o fôlego. Permite elevar os níveis de energia, aumentar a massa muscular e melhorar a velocidade e a capacidade de salto. Para a Dra. Alva Seixas, nutricionista da Clínica Atlanta ([You must be registered and logged in to see this link.] em Lisboa, o aumento da massa muscular parece dever-se à sua capacidade de aumentar o teor de água intracelular nos músculos, com o consequente aumento de peso (mas não de gordura). Existem inúmeros estudos que garantem a eficácia da creatina enquanto construtora de massa muscular e basta uma pesquisa na Internet estudos científicos independentes sobre a sua eficácia, pois os que existem são muito contraditórios.liás, é essa também a opinião de César Chaves Oliveira, professor de Educação Física no Instituto Politécnico de Viana do Castelo: “não há dúvidas quanto à eficácia da creatina enquanto “construtora” (ou ajudante) de músculo. No entanto, algumas razões são já conhecidas, como a maior capacidade de trabalho e redução do intervalo de recuperação obtidas com a suplementação, permitem um treino com maior volume e intensidade, e que a creatina aumenta a entrada de água dentro da célula muscular”.

Provoca problemas de peso
Verdadeiro
Não fique já alarmado. Tenha em conta que a creatina não deixa de ser um produto natural. Caso contrário, não seria permitido pelo Comité Olímpico Internacional (COI). Por outro lado, não se pode afirmar que seja uma substância completamente inócua. “O único efeito secundário garantidamente conhecido é o aumento do peso corporal. No entanto, e dado que muitos dos indivíduos que se suplementam com creatina procuram precisamente esse objectivo (adquirido pelo aumento da massa magra), este acaba por ser um efeito secundário bem-recebido”, explica o Prof. César Chaves Oliveira, acrescentando que,”pontualmente, são descritos eventos como cãibras musculares, diarreias, desidratação ou alguns tipos de toxicidade, mas de umaos estudos efectuados têm demonstrado (até agora) que a creatina, quando ingerida nas quantidades aconselhadas, é uma substância bastante segura e eficaz”.

Basta uma alimentação equilibrada para não se precisar de creatina
Falso
“A creatina pode ser encontrada na carne e no peixe”, revela a nutricionista Alva Seixas. Especialmente na carne vermelha, no arenque e no salmão. Mas a explicação surge de seguida pela nossa especialista: “a ingestão diária de um adulto de creatina ronda os 1,5 a 2g ao longo do dia. Ela também écidos provenientes da alimentação (arginina e glicina), mas a quantidade obtida através da alimentação não é o suficientemente concentrada para imitar o efeito dos suplementos, particularmente quando estes são veiculados por um meio aquoso e com hidratos de carbono”. Portanto, se tem uma alimentação equilibrada não tem motivos para abusar dos suplementos de creatina. sintetizada no organismo a partir dos aminoácidos suficientemente concentrada para imitar o efeito dos suplementos, particularmente quando estes são veiculados por um meio aquoso e com hidratos de carbono”. Portanto, se tem uma alimentação equilibrada não tem motivos para abusar dos suplementos de creatina.

Deve tomar creatina mesmo que não faça desporto
Falso
Recorrer à creatina? Os pós da sua vida têm de ser outros. Além de não ser um nutriente essencial, pode ser produzido de forma natural. E mais, no caso de ser um daqueles em que cria raízes sentado no sofá, o reforço de creatina é perfeitamente dispensável. Para pessoas sedentárias, este suplemento não é necessário nem sequer recomendado. A razão é óbvia: quando não existe um gasto elevado de energia, a sua reposição não é necessária. Nestes casos, o corpo não consegue absorver o excesso de creatina. Este excesso é expulso através da urina e, além do dinheiro que desperdiça, submete os rins a um esforço desnecessário. No entanto, esta substância pode ser recomendada em algumas situações.

A melhor creatina é em pó
verdadeiro
Os homens da indústria dos suplementos têm-se desdobrado numa ampla gama de pílulas, barras, rebuçados e até mesmo saquetas efervescentes de creatina. Contudo, nenhuma destas opções provou ser mais eficaz que o pó de monohidrato de creatina, disponível em embalagens familiares. É a opção aconselhada. Para não errar na hora da compra, não se esqueça que deve ser de cor branca, com uma textura semelhante à do açúcar e um sabor relativamente amargo. Caso a cor não seja completamente branca ou tenha um gosto algo adocicado, é preferível procurar outra.

Também não deve comprar a versão líquida. No estado líquido, o que vai acabar por ingerir é creatinina, um derivado resultante da hidrólise de creatina. Além disso, os suplementos líquidos (sejam creatina ou outros) não são recomendados porque os conservantes que têm são demasiado ácidos.

Quanto mais creatina, melhor
Falso
Aqui todo o cuidado é pouco. A creatina deve ser tomada, responsavelmente, nas quantidades estritamente necessárias. Exagerar no seu consumo não resulta em qualquer benefício, podendo mesmo provocar desidratação e complicações renais. À semelhança de todos os nutrientes, existe uma dose diária recomendada”, acrescenta Freire. A quantidade necessária é de 0,10 gramas por cada quilo de peso. E esta deve ser sempre tomada, cerca de 45 a 60 minutos, antes da prática de exercício físico. Deve ser ingerida com um copo de sumo ou água com açúcar, uma vez que assim auxilia a introdução da creatina nas células. Também é recomendável o consumo cíclico de creatina. Ou seja, com períodos de intervalo. A maioria dos estudos coincide num dado: um ciclo de oito semanas. Na primeira semana, 15 a 20 gramas, o equivalente a uma colher de sopa diária. Entre a segunda e a sétima, cerca de cinco gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa. Na oitava semana, abstinência. MH

Instruções de uso em dois passos
Primeiro passo

Nos cinco primeiros dias, tome 20 gramas diários de creatina, divididas em quatro doses de cinco gramas. É o que podemos designar por “recarga” de creatina. Está provado que a sua eficácia é potenciada se ingerir 100 gramas de carbohidratos em conjunto com a dose de cinco gramas. O que provoca uma necessidade de insulina que transporta a creatina até aos músculos. Outra alternativa igualmente eficaz é adicionar 50 gramas de carbohidratos e outros 50 gramas de proteínas às cinco de creatina. Por exemplo, pode comprar o pó de creatina e de proteínas em separado e misturá-los.

Precaução: esta dose de creatina implica 1.600 calorias diárias portanto, por isso deve reduzir a sua alimentação para que não ultrapasse a média de 2.500 calorias por dia. No caso de ser diabético, consulte o seu médico antes de começar a tomar creatina (ou qualquer outro suplemento nutricional).

Segundo passo

Após o período em que fez a recarga de creatina, pode manter os níveis desta substância no corpo com cerca de três a cinco gramas diárias, logo a seguir àtica de exercício físico. Nesta altura, a combinação com hidratos de carbono ou proteínas já não é necessária.

conheçersaude
joaninha
joaninha

Messages : 2856
Points : 2665
Reputação : 22
Localização : Lisboa

Back to top Go down

Toda a verdade sobre a creatina Empty Re: Toda a verdade sobre a creatina

Post by eduardo c . Thu Sep 16, 2010 9:45 pm

bom post .
eduardo c .
eduardo c .

Messages : 1362
Points : 388
Reputação : 15
Localização : Porto

Back to top Go down

Toda a verdade sobre a creatina Empty Re: Toda a verdade sobre a creatina

Post by joaninha Fri Sep 17, 2010 4:20 pm

obrigado (:
joaninha
joaninha

Messages : 2856
Points : 2665
Reputação : 22
Localização : Lisboa

Back to top Go down

Toda a verdade sobre a creatina Empty Re: Toda a verdade sobre a creatina

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum