Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Transplante de fígado

2 posters

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

Go down

Transplante de fígado Empty Transplante de fígado

Post by joaninha Sat Sep 18, 2010 9:18 pm

Necessidade de Transplante de fígado



Caso o seu médico recomende o transplante de fígado como o melhor tratamento para a sua doença hepática, você necessita ser avaliado por um Centro de Transplante Hepático.


• O transplante é a melhor opção de tratamento para a sua doença hepática?
• Existem outras opções de tratamento, menos complexas, que não o transplante?
• Você terá condições de saúde suficientes para ser submetido ao procedimento cirúrgico e ao pós-operatório?

Esperando por um órgão


Caso você tenha sido selecionado como candidato ao transplante você será inscrito na lista da Secretaria Estadual de Saúde do seu Estado se seu Estado de origem não tiver centros transplantadores, você deve procurar na Secretaria de Saúde da sua cidade o Programa SUS - Tratamento Fora de Domicilio e solicitar migração para o local que tenha um Centro de Transplantes.


Quando existir um doador compatível com seu grupo sanguíneo, a equipe médica será acionada e se o doador for considerado viável, será realizada a captação do enxerto (orgão que será retirado de uma pessoa em morte encefálica para ser colocado no local daquele que esta doente).

Desde julho de 2006, a lista de espera em Transplante de Fígado, respeita a ordem por gravidade, ou seja, serão transplantados inicialmente os pacientes mais graves.

A classificação da gravidade dos pacientes é realizada por meio de exames laboratoriais, que serão distribuídos em uma escala numérica, chamada escala MELD (adultos). Esta escala apresenta variação de 6 a 40 pontos. Os pacientes mais graves apresentarão pontuação mais alta. Para os pacientes pediátricos (crianças até 12 anos) existe um ajuste numérico, que é a multiplicação do resultado do PELD por 3, determinando uma pontuação mais alta para os pacientes pediátricos.

O candidato necessita ter suficiente equilíbrio emocional e suporte familiar que o ampare durante este período de expectativas. Muitas vezes o candidato é convocado e após avaliação do Enxerto hepático pela equipe de captação, o transplante é interrompido por condições desfavoráveis do órgão.

O dia do transplante


Doador Falecido


O implante do Enxerto hepático proveniente de doador falecido ou cadavérico necessita ocorrer até 12 horas após a retirada do enxerto do doador, pois após este período, sua viabilidade fica comprometida.

Doador Vivo

Caso o candidato seja avaliado para Transplante Intervivos, a cirurgia é programada, após ter sido realizado todas as avaliações pré-operatórias do doador e receptor. O doador e o receptor internam na véspera da data programada, e as cirurgias ocorrem simultaneamente.

Portanto, o candidato que está entre os primeiros da lista da Secretaria Estadual de Saúde tem que estar localizável - por meio de telefone fixo, celular ou Pager e próximo ao Centro Transplantador.

O que é Transplante de Fígado?


O Transplante de Fígado é uma cirurgia que consiste na substituição do fígado doente por um fígado saudável (enxerto hepático). Este tipo de cirurgia tem sido realizado há aproximadamente 40 anos, com resultados de sobrevida progressivamente favoráveis durante estas 4 décadas. Muitas pessoas que realizaram Transplante de Fígado têm agora uma vida normal.


Quais as indicações de Transplante de Fígado?


Em adultos, a indicação mais comum para o Transplante de Fígado é a cirrose. Esta é causada por diferentes tipos de lesões ao fígado, que destroem as células hepáticas, ocasionando a fibrose hepática. Estas lesões são causadas por: vírus, tais como hepatites B e C, ingestão abusiva e prolongada de álcool, doenças autoimunes, infiltração de gordura no fígado e doenças hepáticas hereditárias.
Outra razão para o Transplante de Fígado é o Câncer de Fígado, que acomete principalmente pacientes que apresentam cirrose hepática de qualquer origem.
Muitas vezes a causa da doença hepática é indeterminada.

Quais são os sinais de problemas hepáticos?

• cansaço
• perda de apetite
• perda de peso
• ascite e edema de membros inferiores
• encefalopatia hepática
• sangramentos e equimoses espontâneos
• icterícia

Quando eu saberei que necessito de um Transplante de Fígado?

Seu médico irá decidir quando você necessitará ser encaminhado para um Grupo de Transplante Hepático. O grupo usualmente é composto por cirurgiões, hepatologistas, enfermeiras, e outros profissionais de saúde. Após a avaliação do Grupo de Transplante de Fígado a melhor opção de tratamento para a sua doença será indicada.
Você também será submetido a uma avaliação geral, no intuito de saber a coexistência de outras doenças. Portanto serão realizadas avaliações em outros órgãos, tais como: coração, pulmões, rins, saúde mental, com intuito de saber se você apresenta condições orgânicas suficientes para a cirurgia e o pós-operatório.

Toda pessoa que apresenta problema hepático necessita de transplante?


A resposta é não. Você não será submetido ao transplante se tiver outro tratamento de menor complexidade para a sua doença hepática.

Assim como você não será submetido ao transplante se apresentar:
• Sérios problemas em outros órgãos, tais como: coração e pulmão.
• Uso recente de álcool (abstinência ao álcool deve ser de período superior a 6 meses)
• Infecção em atividade
• Impossibilidade de seguimento pós-operatório

Quanto tempo demora para que eu seja transplantado?

Após a avaliação da equipe de transplante, caso você realmente precise de um novo fígado, seu nome será enviado para a lista de espera da Secretaria do Estado de Saúde. Seu tipo sanguíneo, peso e altura e gravidade de sua doença hepática (aferido através do sistema MELD) terão um importante papel no tempo de espera para você receber o novo fígado.

Como são conseguidos os enxertos hepáticos?


O enxerto hepático inteiro é proveniente de pessoas que apresentam morte encefálica (doador falecido ou cadavérico).
O enxerto hepático parcial é originário de uma pessoa saudável que irá doar voluntariamente parte do seu fígado para uma pessoa específica.
Este tipo de transplante é chamado Transplante de Fígado Intervivos.

O que acontece no dia do transplante?
Transplante com Doador Falecido: quando a equipe recebe o chamado pela central de transplantes de que existe um doador falecido compatível, você (candidato) irá ser acionado e encaminhado ao hospital. A sua cirurgia começará assim que a equipe que está no doador informar que o enxerto é viável para o transplante.
Transplante Intervivos: Caso seu novo fígado seja proveniente desta modalidade de transplante, as duas cirurgias (doador e receptor) serão programadas (eletivas) e são realizadas simultaneamente por duas equipes cirúrgicas.

Durante a cirurgia do receptor o fígado doente é removido (hepatectomia) e o novo fígado (enxerto) é conectado aos vasos educto biliar do receptor (implante hepático) no local do fígado previamente removido.

Existe grande variabilidade de tempo de cirurgia (6 a 14 horas), devido às condições locais que dificultam o procedimento, como exemplo a presença de cirurgia prévia abdominal e aderências, obesidade, condições desfavoráveis dos vasos hepáticos do receptor, entre outras.

O pós-operatório


Durante os primeiros dias de pós-operatório você deverá iniciar a alimentação, iniciando com líquidos e progredindo vagarosamente para uma dieta sólida conforme a sua aceitação.

Existe uma grande variabilidade de tempo de permanência hospitalar (variação de 1 a 3 semanas). Neste período serão administradas medicações que previnem rejeição ao seu novo fígado, e outras que evitem infecções. Durante este tempo você aprenderá “como cuidar” do seu novo fígado quando estiver em casa.

Após a alta, a maioria das pessoas volta a sua atividade habitual. Este tempo de retorno às atividades corriqueiras apresenta grande variação entre os transplantados e depende da gravidade de sua doença antes do transplante.

O trabalho das equipes de apoio (fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo) é bastante útil na sua recuperação e retorno à atividade habitual.

O que é rejeição?

A rejeição ocorre quando o seu sistema imunológico (defesas naturais do seu corpo) não reconhece o seu “novo fígado” como um elemento próprio do seu organismo. Normalmente o seu sistema imunológico ajuda você a permanecer saudável, pois combate bactérias e vírus que invadem o seu organismo. No entanto, após o transplante, é comum que o seu sistema imune “rejeite” o seu “novo fígado”, na tentativa de combater algo que não reconhece como próprio.

Como prevenir a rejeição?

Você poderá ajudar na prevenção contra a rejeição tomando as medicações que serão prescritas. Estas medicações são chamadas de imunossupressores, e incluem: corticóides, ciclosporina, tacrolimus, sirolimus e micofenolato mofetil.

Quais são os sinais de rejeição?

Você poderá sentir alguns sinais que indiquem a rejeição como: náusea, dor abdominal, febre, icterícia.
Outras vezes você não sentirá estes sinais, porém durante a realização de seus exames periódicos a equipe poderá detectar alterações laboratoriais nas enzimas hepáticas.
Frequentemente é necessária uma biópsia no intuito de visualizar alterações microscópicas do seu novo fígado que confirmem o diagnóstico de rejeição.

Quais as outras causas de problemas que podem ocasionar dano ao meu novo fígado?

A recorrência da doença que originou o transplante é a causa mais comum de dano ao enxerto. Como exemplo temos a recorrência do vírus da hepatite C. Outros problemas que podem comprometer o seu novo fígado são: trombose de Artéria hepática e complicação biliar (estenose biliar).

Como cuidar do meu “novo fígado”?


Você não poderá deixar de tomar as medicações prescritas pela equipe médica em momento algum.

Entre as medicações temos os imunossupressores que previnem o surgimento da rejeição.

A quantidade de imunossupressores inicialmente será alterada semanalmente, orientada por meio da dosagem laboratorial - nível sérico do imunossupressor. Portanto você deverá retornar nos períodos determinados para que a equipe médica faça os ajustes necessários em suas medicações.

Assim como a falta do imunossupressor pode ocasionar a rejeição, o excesso pode deprimir o seu sistema imune e torná-lo susceptível às infecções por bactérias, vírus ou fungos, ou então causar toxicidade aos outros órgãos, como ao seu rim, por exemplo.

Você não deverá ficar em contacto com pessoas doentes, devido a maior suscetibilidade de contágio em pacientes que estão em uso de imunossupressor.

As drogas imunossupressoras podem levar ao aumento da pressão sanguínea arterial, originar aumento das taxas de colesterol, causar diabetes, osteoporose, dano renal (nefrotoxicidade pelo imunossupressor) e ganho de peso.


Para prevenir e controlar estas alterações você deverá ter retorno periódico com a equipe médica e incorporar algumas mudanças de hábitos e estilo de vida (veja abaixo).

Inicialmente o retorno será semanal e após um período de estabilização você poderá retornar trimestralmente.

Algumas mudanças de hábitos e estilo de vida ajudarão você a prevenir e controlar as alterações originadas pelos medicamentos, tais como:
• exercícios freqüentes
• controle de peso
• alimentação saudável e balanceada, evitando excessos de carboidratos e gordura.
• não fumar
• não ingerir bebidas alcoólicas, devido à toxicidade do álcool sobre o seu novo fígado.
• Não ingerir medicamentos sem orientação e prescrição da equipe médica de transplante.

conheçersaude
joaninha
joaninha

Messages : 2856
Points : 2665
Reputação : 22
Localização : Lisboa

Back to top Go down

Transplante de fígado Empty Re: Transplante de fígado

Post by ritandrade Sat Sep 18, 2010 9:21 pm

tanta informação ..
bom post *
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Transplante de fígado Empty Re: Transplante de fígado

Post by joaninha Sat Sep 18, 2010 9:22 pm

mais vale muita, do que nenhuma . Obrigado (:
joaninha
joaninha

Messages : 2856
Points : 2665
Reputação : 22
Localização : Lisboa

Back to top Go down

Transplante de fígado Empty Re: Transplante de fígado

Post by ritandrade Sat Sep 18, 2010 9:29 pm

Claro.
De nada. :b
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Transplante de fígado Empty Re: Transplante de fígado

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 :: Bar do fórum :: Lazer :: Bem estar

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum