Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Jovem de 17 anos morreu afogado no Douro

Go down

Jovem de 17 anos morreu afogado no Douro Empty Jovem de 17 anos morreu afogado no Douro

Post by ritandrade Tue Aug 10, 2010 7:06 pm

Aos gritos de socorro, dizem os amigos, ninguém ligou. Pensaram tratar-se de uma brincadeira. Mas não. A aflição era bem real e redundou em tragédia: um jovem de 17 anos morreu afogado no Douro, em Sande, Marco de Canaveses. Não sabia nadar.

Afonso Luís Rangel Montenegro, que passava a tarde na companhia de amigos, estava numa zona a que os locais chamam de praia do Vimieiro, mas que de praia nada tem. Aliás, o concelho do Marco de Canaveses, apesar de se localizar entre os rios Tâmega e Douro, não tem uma única praia fluvial licenciada, logo, não existe vigilância nas improvisadas e alegadas zonas balneares que se multiplicam nos rios. Questões ambientais de falta de qualidade da água e do domínio hídrico ajudam a explicar essa realidade.

À falta de melhor, no caso de Sande, a população usa o local de Vimieiro para se refrescar nos dias quentes de Verão. Foi o que aconteceu com o quarteto de rapazes. Seriam umas três da tarde quando o grupo mergulhou nas águas turvas do rio Douro, usando como prancha um amontoado de pedras apelidado pela população de pesqueiro.

Amigos tentaram ajudar

Quando Afonso começou a sentir-se atrapalhado na água, os amigos ainda tentaram ajudá-lo e gritaram por ajuda. Quem estava nas redondezas - há um bar ali perto - não ligou, recriminam os jovens. "Julgavam que era brincadeira, é isto que me revolta", disse, ao JN, Bruno, um dos amigos de Afonso, de lágrimas nos olhos.

Os rapazes explicaram que o amigo "desapareceu por duas vezes da água". "Numa das ocasiões ainda tentámos arrastá-lo para a margem, mas não conseguimos", acrescentaram, ainda abalados pelo sucedido.

Quatro horas depois do incidente, mergulhadores dos Sapadores do Porto encontraram o corpo do rapaz, submerso junto ao pesqueiro. No local, onde também estiveram os Bombeiros do Marco, corriam duas versões para o afogamento: além de não saber nadar, Afonso terá batido com a cabeça nas pedras; ou que, minutos antes da tragédia, Afonso terá bebido e comido no bar.

jn
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum