Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Agenda Digital promete registo de saúde eletrónico para todos

Go down

Agenda Digital promete registo de saúde eletrónico para todos Empty Agenda Digital promete registo de saúde eletrónico para todos

Post by ritandrade Tue Sep 21, 2010 4:45 pm

Agenda Digital promete registo de saúde eletrónico para todos Agenda-digital-ab1b

"A Agenda Digital é filha do Plano Tecnológico", anunciou José Sócrates no lançamento de um novo plano de ação que contempla 26 medidas a executar até 2015. Banda larga universal e registo de saúde eletrónico são duas medidas anunciadas.

Apresentada como uma nova etapa do Plano Tecnológico, a Agenda Digital mantém a aposta nas tecnologias, mas dá especial destaque às redes de nova geração para a execução do plano de ação anunciado esta manhã, num evento que contou com o primeiro-ministro José Sócrates e também representantes dos Ministérios da Economia, da Saúde, da Educação e das Obras Públicas e Transportes.

Seguindo as tendências dos serviços baseados na rede, Carlos Zorrinho, secretário de estado da Energia e Inovação, anunciou perante a plateia do CCB, Lisboa, que, entre as 26 medidas contempladas pela Agenda Digital se encontra o serviço universal de banda larga.

Com esta medida, a banda larga deverá ganhar um estatuto parecido ao que hoje vigora no serviço telefónico. A medida não define, pelo menos por enquanto, a atribuição de responsabilidades a um operador universal, mas prevê que todos os cidadãos possam exigir uma ligação à Net a velocidades iguais ou superiores a 50Mbps (com fibra ótica ou tecnologias concorrentes), apurou a Exame Informática à margem do evento.

Outra das medidas emblemáticas da Agenda Digital é o lançamento de um Registo de Saúde Eletrónico (RSE) que deverá ser válido para todos os hospitais (públicos e privados) que operam em Portugal e contempla ainda possíveis conexões a clínicas, centros de saúde ou mesmo consultórios.

A Exame Informática apurou que estão definidas duas datas para a implementação do RSE: uma primeira que deverá ser executada até 2012 e que deverá incluir serviços mínimos para toda a população; e uma segunda que deverá adicionar serviços e funcionalidades até 2015.

O RSE poderá agregar, em suporte eletrónico, vários dados clínicos que hoje estão dispersos por unidades de saúde ou pelas casas dos utentes (tipo de sangue, histórico de doenças e cirurgias, medicação tomada, etc).

Os diferentes serviços de saúde deverão poder aceder a estes dados via Web para poder prestar os cuidados necessários a cada utente.

Os responsáveis do Ministério da Saúde pretendem tornar o utente uma peça-chave do RSE. Pelo que a informação pessoal só deverá ser disponibilizada aos profissionais de saúde com autorização dos utentes.

Esta medida visa poupar custos (financeiros e pessoais) com a replicação de exames e medidas de diagnóstico e ainda melhorar os cuidados de saúde nas diferentes unidades.

O projeto prevê privilegiar o cartão do cidadão no que toca ao acesso e atualização do RSE.

A Agenda Digital engloba 26 medidas divididas por cinco linhas de ação: Redes de nova geração; melhor governação; educação de excelência; saúde de proximidade e mobilidade inteligente.

No pacote de medidas é possível encontrar ainda um passe universal para todos os transportes públicos (e que pode até agregar a rede de abastecimento de carros elétricos Mobi.e ou entidades de hotelaria) e um tutor virtual para o ensino da matemática.

Exame Informática
ritandrade
ritandrade

Messages : 17695
Points : 10278
Reputação : 220
Localização : Puerto :p

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum